Queijadinhas de Leite


Queijadinhas de leite 

Há quatro anos publiquei no facebook, esta receita, após vários anos sem a fazer. Hoje, o mesmo facebook, lembrou-me este dia, e decidi partilhá-la com o meu sobrinho mais velho, que a adora.

Assim que as aprendi a fazer, era o meu doce de eleição. Ao sábado à tarde lá as fazia, queimava dedos e a paciência à Ti Lurdes mas regalava o sobrinho Pedro com elas. O sobrinho e eu própria, pois adoro-as.... Basicamente são umas queijadinhas de leite, ótimas para qualquer ocasião, um lanche para os sobrinhos, ou um pequeno miminho para as pessoas mais queridas.

Até que, e sem saber muito bem o quê e o porquê, os sábados foram passando a semanas, meses e anos, e deixei de as fazer....bem... há quatro anos fiz, voltei a fazer quando soprei os 40 (OMG) e creio que as vou voltar a fazer.
Enquanto esse dia não chega, deixo-vos a receita.


Grau de dificuldade: Uma Boa Bimby Faz Isto <=> Médio
Tempo de preparação: entre 45 minutos a 1 hora e 30
Custo: Baixo
Porções: 2 tabuleiros (cerca de 60 queijadas)


Ingredientes:
  • 1 litro de leite (utilizo meio-gordo, para alguma consistência); 
  • 4 ovos inteiros
  • 125 gr de manteiga
  • 1 chávena bem cheia de açúcar
  • 1 chávena bem cheia de farinha T55  
  • 1 colher sobremesa fermento químico 
  • 1 limão para ralar
Notas sobre os ingredientes

Prepare-se para queimar os dedos. Cada queijada tem ser bem untada com margarina, para não pegar, e depois têm que ser retiradas ainda quentes das forminhas
Pode fazer queijadinhas em formas de queques ou empadas, mas ficarão muito grandes e massudas. As melhores são as pequenas, semelhantes ao pastel de nata.
A farinha deve ser peneirada, sempre, e a cada colherada, pois fará grumos ao envolver com o leite. Não se preocupe, é mesmo assim. No final, antes de forno, retira todos os grumos com um coador.

Preparação:

  1. Ligar o forno em temperatura de 180.º, sem ventilador.
  2. Comece por derreter a manteiga numa wok, ou no micro-ondas, até ficar completamente derretida mas sem queimar/ferver, e enquanto isso bata grosseiramente os ovos inteiros.
  3. Junte a manteiga aos ovos e bata bem, até a mistura ficar fofinha.
  4. Adicionar o açúcar e bater energicamente. De seguida intercalar o leite com a mistura da farinha com o fermento, sempre adicionando a farinha peneirada e até que ambos terminem. No final, se quiser, adicione a casca de um limão ralada.
  5. A mistura deverá ficar liquida, ela espessa com a temperatura do forno.
  6. Em seguida deite a mistura nas formas, e leve-as ao forno, cerca de 30-40 minutos.

Como costumo fazer 2 tabuleiros, o que fica em cima faz-se mais depressa, o melhor é ir vendo cor e textura e trocar a posição dos tabuleiros ao fim dos 20 minutos.

E delicie os seus amores neste fim-de-semana.



Sugestão de acompanhamento

Embora tenha muito por onde escolher para acompanhar este docinho, tenho toda a certeza que ficará muito bem acompanhado por um Caves do Solar de São Domingos Elpídio Bruto 80 de 2011.
Isto porque, além de termos estado presentes no BAIRRADA Vinhos & Sabores 2017, onde este espumante ganhou a Grande Medalha de Ouro de Espumantes da Bairrada 2017, também tivemos a oportunidade de o provar (várias vezes, devo acrescentar), e vos garanto que realmente é uma boa escolha!

Espero que apreciem, como sempre quaisquer comentários e/ou sugestões serão muito bem-vindos!
Obrigado... 

Sem comentários:

Enviar um comentário