Grelos Salteados

Faz Lá Isto Na Bimby - Grelos Salteados

Grelos Salteados

Óptimo acompanhamento para carne ou peixe, embora prefira para carne pois o seu sabor ligeiramente acre contrasta bem com a gordura. É um prato muito pratico de fazer, que vos vai deixar surpreendidos pela sua simplicidade, sabor e adaptação aos mais variados sabores...

Lembro-me perfeitamente de os meus avós o fazerem não só de acompanhamento, mas sim de prato prato principal, juntando um pouco de broa de milho e azeite!

Grau de dificuldade: Até Uma Bimby Avariada Faz Isto <=> Muito Fácil
Tempo de preparação: 30m
Custo: Baixo
Porções: 6


Ingredientes

  • 1 Molho de Grelos de Nabiça
  • 2 Dentes de Alho
  • Azeite qb
  • Sal qb
  • Pimenta qb

Notas sobre os ingredientes:

Nada de muito especial a dizer neste caso, apenas que os grelos apenas se encontram para consumo, durante os finais do Outono e até os fins do Inverno. Mais uma vez, a recomendação é sempre a mesma, quanto mais fresco melhor!
E claro, comer produtos que estão disponíveis na sua época, e cultivados perto de nós, achamos que continua a ser a melhor e mais saudável opção....


Faz Lá Isto Na Bimby - Grelos Salteados - Preparação
Preparação
    Faz Lá Isto Na Bimby - Grelos Salteados - Preparação
  • Arranje os grelos e aproveite apenas a parte de cima da folha e descarte os caules. São muito
    duros e não cozem tão depressa como o resto da planta;
  • Leve bem as folhas (têm tendência a ter algumas lesmas ou caracóis), e coloque água a aquecer numa panela alta, com metade do sal;
  • Assim que a água estiver a ferver, junte os grelos e deixe ferver até as partes mais grossas da folha estiverem "al dente";
  • Desligue o lume e passe os grelos por um escorredor para que toda, ou grande parte da água, escorra da cozedura;
  • Quando os grelos estiverem bem escorridos, aqueça uma frigideira com um fio de azeite. Assim que estiver bem quente, salteie os grelos ( cuidado, pois se ainda tiver muita água vai salpicar bastante ).
  • Ao ver os grelos a começarem a fritar, e a água dos grelos a misturar-se com o azeite da fritura, rale o alho por cima dos grelos, tempere com flor de sal, pimenta, e mexa energicamente. ( sim, rale o alho com um ralador. o sabor vai-se espalhar mais depressa e o alho não queima )
  • Transfira tudo para uma travessa / prato, e aguarde 5 minutos antes de comer para que o sabor  da água dos grelos, o alho e a pimenta se misturem.


Sugestões de acompanhamento

Faz Lá Isto Na Bimby - Grelos Salteados - Adega de PegõesComo vos disse antes, este acompanhamento faz maravilhas com uma carne ou peixe grelhados, mas também me lembro de lembro dos meus avós comerem isto, apenas com peixe cozido, ou simples, apenas com azeite e broa!
Mas como sempre, havia um copo de tinto a acompanhar...
A última vez que o fizemos cá em casa, este foi o tinto que bebemos.
Um Adega de Pegões Tinto, um vinho saboroso, suave, e ajudou empurrar muito bem estes grelinhos com uns secretos de porco grelhados na chapa!

Como sempre, esperamos que tenham gostado, e claro, que voltem sempre!
Qualquer sugestão da vossa parte será muito bem vinda...

Sem comentários:

Enviar um comentário